Quem é esse monstro chamado Once Caldas?

O Once Caldas é um time colombiano sem tradição no futebol.



Em resumo, é isso.

Falo que o Once Caldas não tem tradição pois os títulos abaixo citados são todos que o Once Caldas conquistou em 50 anos de história (o clube nasceu em 1961):
- Campeonato Colombiano (2003, 2009 e 2010)
- Copa Libertadores da América (2004)
- Vice-campeã do Mundial Interclubes (2004)
- Vice-campeã da Recopa Sul-Americana (2005)

Ou seja, quem olha a primeira vista parece que o Once Caldas nasceu em 2000.

Mas o fato é que desde 2003 o time vem assombrando times brasileiros.

Quando foi campeão em 2004 da Libertadores, o Once Caldas eliminou o Santos nas quartas de final, com um empate na Vila Belmiro (1 x 1 - gol de Basílio) e uma vitória de 1 x 0 na Colômbia. 

E olha que naquela época o time do Santos tinha Júlio Sérgio, André Luís, Léo, Paulo Almeida, Renato, Elano, Diego, Robinho e Deivid no auge de suas carreiras (!).

Para ser campeão, o time se utilizou de uma senhora Retranca, empatando 6 dos 8 jogos na fase de mata mata. Em casa, era imbatível, 5 vitórias e 2 empates.

Além do mais, conseguiu a façanha de levar a decisão do título mundial para os pênaltis, perdendo para o Porto por 8 x 7 !

Na semifinal daquele ano, o Once Caldas eliminou o São Paulo, na Colômbia, e em 2011, o Cruzeiro, se tornando uma espécie de "carrasco" dos times brasileiros.

Mas e hoje? 

Atualmente o time do Once Caldas é líder do campeonato colombiano, e nesta quinta-feira jogará contra o Cúcuta, no torneio local (sim é isso mesmo, um dia depois de enfrentar o Santos - e os times brasileiros ainda reclamam do cansaço...).

No entanto, a equipe foi a pior segunda colocada da fase de grupos da Copa Libertadores, com apenas 1 vitória, 4 empates e 1 derrota. 

Observações: 
- a única vitória foi na última rodada, e fora de casa, quando ninguém mais esperava a classificação do time (que até o momento tinha apenas 4 pontos ganhos).
- jogando em casa, o time ainda não venceu, somando-se 2 empates e 2 derrotas.

Além do mais, o time vive uma grase crise financeira:
- mês passado, o Once Caldas teve o título do campeonato colombiano do ano passado suspenso, em razão do não pagamento de salários a seus jogadores.
- o clube deve 2,09 milhões de reais só em salários atrasados (1,3 milhões de dólares).
- o atacante Renteria não recebe a 4 meses e o técnico a 6 meses.
- os jogadores do Once Caldas ameaçam entrar em greve neste domingo (15), caso seus salários não sejam pagos, ocasião em que o time se recusaria a entrar em campo contra no Santos no jogo da volta.

Todavia, os jogadores também querem vencer o Santos, pelos seguintes motivos:
- o time já sofre com o problema do atraso de salários a algum tempo, e mesmo assim demonstram garra e vontade nas partidas, jogando por amor ao clube (o que sinceramente acredito).
- o time chega a campo com a moral elevada após derrotar o Cruzeiro fora de casa.
- o time é líder do campeonato mexicano.
- o Santos está cansado e joga na altitude colombiana, o que aumenta o desgaste dos atletas.
- jogarão em casa, e terão ao seu lado cerca de 42 mil torcedores.

Antes de qualquer coisa, o Santos deve respeitar o adversário antes de entrar em campo e em nenhum momento poderá subestimá-lo, para que não se repita a mesma façanha do Cruzeiro.

Não custa lembrar que é a terceira vez que o Santos enfrenta o Once Caldas na Colômbia, tempo em que perdeu os 2 últimos jogos ( 2 x 1 em 1998 e 1 x 0 em 2004).

Amanhã farei uma análise sobre a equipe do Santos que entrará em campo contra o Once Caldas.

Aguardem!


Santos 1 x 1 Once Caldas (2004, Vila Belmiro, 1º jogo)


Once Caldas 1 x 0 Santos (Colômbia, 2º jogo)