Santos x Corinthians (pré-jogo)

Hoje tem Santos em Corinthians, no Pacaembu, pelo primeiro jogo da final do Campeonato Paulista.


OBS: falo campeonato paulista porque não gosto de Paulistão (usado para vender notícia) nem de Paulistinha (usado para depreciar o estadual mais importante do país, o que não acho correto).

O Santos tem 2 prováveis formações para o início de jogo.

Com Léo e Arouca machucados - não treinaram no sábado -, o Santos pode entrar com seus substitutos naturais, sem alterar a forma de jogar, com Alex Sandro no lugar de Léo e Adriano no lugar de Arouca. 

O jogador Alex Sandro caiu muito de produção se pensarmos no que ele jogava ano passado, mas continua um bom marcador, e Adriano é um leão na marcação, será um ótimo substituto para o monstro Arouca.

Desse modo, a primeira formação seria 4-3-1-2 , com Rafael, Edu Dracena, Duval, Jonathan, Alex Sandro, Adriano, Danilo, Elano, Paulo Henrique Ganso, Neymar e Zé Eduardo.

A segunda provável formação, testada no treino de ontem por Muricy Ramalho é o 4-3-2-1, com Rafael, Edu Dracena, Durval, Jonathan, Pará, Adriano, Danilo, Alex Sandro, Elano, Paulo Henrique Ganso e Neymar.

É isso mesmo, ontem o professor Muricy sacou Zé Eduardo do time para a entrada e Alex Sandro como volante. Além disso, Pará entrou como lateral esquerdo. A ideia parece ser "inchar" o meio de campo, impedindo o Corinthians de dominar esse setor.

Tenho de reconhecer que no início achei muito estranha essa formação, mas depois parei e reconsiderei. O Corinthians não tem bons passadores no meio de campo, não fazendo com que a bola chegue com qualidade para Dentinho, Liédson e Jorge Henrique. Com a entrada de Alex Sandro, o meio de campo do Santos ficaria "cheio", e provavelmente Elano jogaria como um meia de ligação, e Paulo Henrique Ganso mais adiantado, ao lado de Neymar. Parece ser uma boa tática para parar o Corinthians.

Na minha visão, o Santos iniciará o jogo com a primeira formação. Caso com o decorrer do tempo verifique-se que o time não joga bem, Muricy testará a segunda formação, colocando Pará na lateral esquerda e adiantando Alex Sandro para jogar como volante. 

Aposto as minhas fichas nisso.


Zé Roberto

Zé Roberto não renovará seu contrato com o Hamburgo, da Alemanha, e já avisou: "no Brasil a minha prioridade é o Santos". 

O presidente do Santos já se manifestou: "estamos de portas abertas para o Zé Roberto".

Seu contrato se encerra em Agosto, quando ficará livre para se transferir para outro clube.

Resta agora saber se o Zé ainda joga em alto nível na Alemanha, informação que desconheço (mas acredito que sim, tendo-se em vista que o Hamburgo quis renovar com ele por 1 ano, e ele só aceitava por 2 anos, motivo pelo qual a renovação não saiu).


Diretoria do Santos foi inteligente

Após conseguir um imenso valor em patrocínios, a diretoria do Santos tem conseguido "patrocínios de um jogo só", como nas finais contra o Corinthians, em que o Santos estampará a marca "Besni" pela bagatela de R$500.000,00 (quinhentos mil reais).

Enquanto as diretorias de outros clubes ficam chupando o dedo atoladas em dívidas, o Santos faz o possível e o impossível para arrecadar. Ponto pra diretoria.