As convocações prejudicam o Santos?











A Copa América será disputada entre os dias 1º e 24 de julho.
Nesse período, o Santos perderá Neymar, Elano e Paulo Henrique Ganso.
Eis os jogos:
Em 7 de julho, o Santos enfrentará o Fluminense, na Vila Belmiro.
No dia 10 de julho, fará o clássico contra o Palmeiras, em São Paulo.
No dia 16 de julho, enfrentará o Atlético Mineiro no Pacaembu, com mando do Peixe.
No dia 24 de julho, jogará contra o Grêmio, no Olímpico.
Todos serão jogos difíceis, e Neymar com certeza fará muita falta.
O Santos deverá iniciar tais partidas com: Rafael, Edu Dracena, Durval, Jonathan, Léo, Adriano, Arouca, Danilo, Roger, Richelly e Borges.


O Mundial sub-20 será disputado de 29 de julho e 20 de agosto.

Nesse tempo, o Peixe ficará sem Danilo, Alex Sandro, Felipe Anderson e Alan Patrick (segundo rumores, já vendido para o Shaktar Donetsk, da Ucrânia, devendo sair do Santos após o final da Libertadores).
Além disso, um dos atletas relacionados para o mundial sub-20 pode ainda ser cortado, uma vez que Ney Franco apenas emitiu uma lista prévia de 26 nomes, sendo que a lista oficial conterá apenas 21 nomes, ou seja, destes, 5 jogadores serão cortados, e dentre eles pode estar um do Santos.
Eis os jogos:

No dia 31 de Julho, o Santos encara o Atlético Paranaense na Arena da Baixada.
No dia 03 de Agosto, enfrenta o Vasco, em São Januário.
No dia 07 de Agosto, jogará contra o Ceará no Pacaembu, com mando do Santos.
No dia 13 de Agosto, joga contra o Atlético-GO, em Goiânia.
No dia 17 de Agosto, enfrenta o Coritiba na Vila Belmiro.
No dia 21 de Agosto, atua contra o Bahia, em Salvador.
Analisando friamente, nessas datas, o Santos não terá nenhum desfalque.
Pois o Santos completo, titular, não atua com nenhum desses jogadores, devendo começar as partidas das datas acima referidas com: Rafael, Edu Dracena, Durval, Jonathan, Léo, Adriano, Arouca, Elano, Paulo Henrique Ganso, Neymar e Borges.
O problema será principalmente nas laterais, caso haja algum jogador machucado, considerando o fato de que nossos laterais titulares sofreram constantes lesões durante o início do ano, caso em que seriam utilizados atletas da base santista, ou a formação seria mudada, talvez com 3 zagueiros, em um 3-5-2.
Conclusão: o Santos sofrerá muito durante o período da Copa América, e provavelmente empatará ou perderá os 4 jogos a serem disputados, mas não terá nenhum problema nas partidas que ocorrerão durante o mundial sub-20.
Desde já passo a defender neste blog que, toda vez que houver convocação para qualquer Seleção Nacional, para a disputa de amistosos ou de quaisquer torneios, todos os campeonatos dentro do país em que atuem os jogadores da seleção deveriam ser imediatamente paralisados.
No caso do Brasil, deveriam ser paralisados o Campeonatos Estaduais, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro, caso o clube que tivesse algum jogador convocado estivesse disputando uma dessas competições.
Ou, a fim de evitar a completa paralisação dos campeonatos, deveria haver uma regra que adiasse instantaneamente os jogos dos times que cedem jogadores à Seleção Nacional.
Defenderei essa posição aqui no blog.
Quanto à importância entre Seleção Brasileira e clubes brasileiros, entendo ter a Seleção mais importância que qualquer clube brasileiro, mas esta deverá sempre entrar em harmonia com as necessidades dos clubes, evitando-se, portanto, que os melhores clubes, que cedem os melhores jogadores, sejam prejudicados com convocações.
E você, torcedor, acha que o Santos foi prejudicado com a convocação?