O Santos na Seleção

Farei aqui uma breve análise dos atuais jogadores santistas na Seleção Brasileira.


Primeiro, é importante destacar que o Santos é a única equipe brasileira com 3 representantes na Seleção Nacional (Neymar, Elano e Paulo Henrique Ganso), enquanto apenas três times brasileiros contam com 1 representante, são eles: Fluminense (Fred), Grêmio (Victor), São Paulo (Lucas).

Esse fato mostra a atual importância do Santos FC no cenário nacional e internacional.

Eis a análise de cada jogador convocado para a Copa América:

Neymar. Apesar da pouca idade (19 anos), é hoje o principal astro da Seleção. Regular, Rápido, técnico, inteligente, driblador, atuando em função de ponta, mas voltando para organizar o jogo, lançar e armar jogadas, o jovem garoto mostra potencial para se tornar um dos melhores jogadores do mundo, e deve provar isso na Copa América.

Paulo Henrique Ganso. Ganso atualmente mostra-se uma incógnita. Todos os torcedores do Peixe sabem que ele não voltou aos gramados com o mesmo futebol apresentado em 2010. Ao contrário, antes de sua lesão mostrava graves falhas nos fundamentos da marcação e velocidade, além da falta de seriedade em momentos decisivos. Com mais uma lesão no currículo com apenas 21 anos, o jogador é uma incógnita: pode se tornar o grande herói da Seleção, ao lado de Neymar, ou a grande decepção. Lembro a todos que a atuação de Ganso na Copa América será provavelmente determinante para a valorização ou desvalorização do seu passe perante ao Santos e aos grandes europeus. Bom ficar de olho nele.

Elano. Não merece estar na Seleção Brasileira. Lento, talvez fora de forma, Elano se esconde nas partidas, e mostra que a idade realmente pesa sobre sua carreira. Os torcedores do Santos há tempos tem reclamado do comportamento de Elano nos jogos, em razão do seu parco poder de decisão, e de sua capacidade de "cadenciar o jogo" (todo jogo é a mesma desculpa...) quando ele precisa ser acelerado. Não falo aqui que ele nunca voltará a jogar o que já jogou no passado, eu realmente torço para isso, mas acho improvável. Mas se ele já está assim em 2011, imaginem em 2014...

Mano Menezes já avisou que, se requerido pela equipe praiana, os três atletas serão liberados para a disputa da final da Taça Libertadores, podendo se apresentar com atraso à seleção nacional.

Vamos torcer pelos meninos da Vila na Libertadores, e depois, Copa América!


2 comentários :

  1. Não somente o Santos é o único que cederá 3 atletas para a Seleção, com a tendência será os três serem titulares, enquanto que Lucas, Vitor e Fred seriam reservas... (isso sem falar do nosso eterno jogador Robinho).

    Da última vez que a base da Seleção foi santista, o futebol brasileiro se imortalizou!

    #VamosSerTri

    ResponderExcluir
  2. Exatamente, apesar de eu discordar quanto ao Victor, pois penso que deveria ser titular, pois Júlio César tem falhado muito em momentos decisivos, até pelo time dele na Europa.

    ResponderExcluir