O Santos precisa de reforços









Muricy declarou:

- Temos um bom time, mas não um bom plantel para o Brasileiro. Vamos sofrer na Copa América (em julho), pois três jogadores importantes estão convocados (Neymar, Elano e Ganso). Se não melhorarmos o nosso elenco, não teremos a mínima chance (de disputar o título).

- O problema é que contratar jogador de nível está difícil. Quando se fala que é para o Santos, valorizam demais. Então, está complicado. Atleta de ponta está caro. Temos de ter paciência.

- Temos meninos, mas temos que ir colocando pouco a pouco. A gente está dando muita responsabilidade para eles e isso às vezes não é bom. No futebol, só vemos os que chegam, mas são muitos os que ficam pelo caminho e ninguém fala.

O Rychely e o Roger são jogadores que o clube contratou para investir, para compor elenco. O Borges, não. Já é consagrado. O que eu tenho pedido aos dirigentes são jogadores desse nível, que venham para ganhar o Brasileiro.

E Muricy está certo, além de saber que o Santos irá perder nada menos que 9  jogadores durante o mês de julho, podendo tal número chegar a 11, caso Felipe Anderson e Thiago Alves venham a ser convocados para o Mundial sub-20.

Neymar, P.H. Ganso e Elano para a Seleção Brasileira. 

Danilo e Alex Sandro para a seleção sub-20, além de, possivelmente, Felipe Anderson e Thiago Alves.

Zé Eduardo, Maikon Leite, Keirrison e Alan Patrick também estão de saída.

Sem esses jogadores, a escalação do Santos para jogos no Brasileiro provavelmente seria, em um 3-5-2: Rafael, Edu Dracena, Durval, Bruno Aguiar, Léo, Jonathan, Arouca, Adriano, Roger, Richelly e Borges.

Ou em um 4-4-2 defensivoRafael, Edu Dracena, Durval, Léo, Jonathan, Arouca, Adriano, Charles, Roger, Richelly e Borges.

Um 4-4-2 ofensivo seria impossível sem Felipe Anderson ou Alan Patrick, e um 4-3-3 seria impossível sem Thiago Alves, mas tornam-se formações possíveis caso não haja a convocação deles para a seleção sub-20.

O time que vimos jogar nesse sábado contra o Cruzeiro, como disse em outro post, está extremamente abaixo, na parte técnica, da equipe titular.

Não se pode comparar Durval com Bruno Aguiar, Jonathan com Pará, Arouca e Adriano com Charles e Possebon, Roger com Ganso, ou mesmo com Alan Patrick, ou ainda Richelly com Neymar.

O que prova que o presidente do clube, Luis Álvaro, falhou feio quando declarou estar o Santos com 2 jogadores de seleção em cada posição.

E prova também a lucidez do treinador: desse jeito não dá para ganhar o campeonato brasileiro.

Todos sabemos da falta de dinheiro da equipe santista, mas sabemos ao mesmo tempo da importância de segurarmos atletas como Paulo Henrique Ganso e Neymar no nosso time, com salários dignos de suas atuações.

O Santos paga jogadores e técnico em dia, disso nunca se reclamou.

Mas e o Zé Roberto? e o Renato? e o Diego? e o Miralles? e o Renteria?

Por enquanto só veio o Borges.

Roger e Richelly não contam.

Como economizar grana e comprar bons jogadores? dispensando boa parte do elenco reserva.

Eis a minha lista de dispensas do time reserva.

Felipe, Vladimir e Fábio Costa (por empréstimo). Emprestaria esses 2 bons goleiros para que adquirissem mais experiência atuando por uma equipe da série B do Brasileiro. Aranha mostrou-se o substituto ideal para Rafael, o que permitiria uma economia com o empréstimo de tais goleiros. Fábio Costa virou um peso morto, recebendo cerca de R$ 500 mil mensais, divididos atualmente entre Santos e Atlético-MG, o goleiro tem contrato com o Peixe até o fim de 2012 (herança da gestão Marcelo Teixeira) e se encontra atualmente encostado em uma cidade do litoral paulista, sem treinar.

Bruno Rodrigo. Eu venderia este jogador. Extremamente lento e inseguro, o jogador sofreu uma séria lesão ano passado e desde lá era escalado raramente, como 2ª opção para a zaga. Com apenas 26 anos, poderia render uma economia aos cofres do clube, permitindo a contratação de um zagueiro mais experiente, de renome, para fazer sombra a Edu Dracena.

Pará. Muitos santistas podem discordar, mas apesar de sua raça, garra e vontade em campo, Pará é um jogador de baixa qualidade técnica, que pouco acrescenta na partida, infelizmente. Seria uma boa opção vendê-lo e contratar um bom lateral direito, para suprir eventuais ausências de Jonathan, e evitar a improvisação de Danilo no setor.

Charles. Jogador de péssimo custo benefício. Contratado por empréstimo junto ao Lokomotiv de Moscou, da Rússia, Charles era a esperança santista de uma dupla infernal de volantes marcadores e técnicos, mas não vingou. Após quase 5 meses se tratando no Peixe, o atleta quase não jogou, e sábado demonstrou que seu futebol está muito abaixo do esperado no momento de sua contratação. Merece, se possível, ter o contrato de empréstimo encerrado.

Diogo. Outro péssimo jogador, de uma contratação cara e de pouco resultado no campo, Diogo foi uma das maiores decepções do Peixe neste ano. Se possível, também, que tenha seu contrato de empréstimo rescindido, pois é um jogador caro com um futebol para a série B.

Não dispensaria Aranha, Bruno Aguiar, Alex Sandro, Rodrigo Possebon, Felipe Anderson, Roger, Richelly e Thiago Alves.

Aranha se mostra um excelente substituto de Rafael.

Bruno Aguiar se mostra um zagueiro razoável, bom para a reserva.

Alex Sandro tem potencial para se transformar no novo lateral esquerdo do Santos, após a aposentadoria de Léo.

Possebon, aos 21 anos, apesar de muito criticado, tem potencial e seu futebol ainda pode crescer muito no Santos.

Roger e Richelly foram recém-contratados e precisam de mais tempo para mostrarem se merecem ou não vestir este manto sagrado.

Felipe Anderson e Thiago Alves são pratas da casa, e, com apenas 17 anos, velozes e dribladores, poderão ter um belo futuro no Peixe.

E você torcedor, quem dispensaria e quem manteria no time?

PS: Hoje encontrei o Alan Patrick e o Rodrigo Souto (ex-Santos) no Teatro. Ontem, Neymar havia comparecido para assistir a mesma peça.


2 comentários :

  1. bom dia amigo Alex , assino em baixo a sua analise , mas uma pergunta se faz necessário , será que se contratar neste momento que estamos na final da liberta.. poderá tumultuar o ambiente? explico porque da pergunta , se voce fosse jogador que jogou até aqui como titular (zelove) mesmo que de saida não desmotivaria o elenco que está unido pois são amigos . Eu fosse o Laor esperaria o final , mesmo porque sendo campeão o nivel de contrataçoes deverá ser outra mais qualificado . um abç e ate a proxima

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Paulo, é preciso que se esclareça uma coisa: o prazo de inscrição de atletas para a final da Libertadores já expirou e, portanto, qualquer jogador que o Santos contrate daqui para frente não poderá jogar a final da Libertadores.

    Então meu caro, respondo a sua pergunta: não haveria problema nenhum novas contratações neste momento, pois eles não poderiam jogar a final da Libertadores.

    Saudações santistas!

    ResponderExcluir