O problema das laterais

































No começo do ano era só alegria.

Tínhamos um quarteto fantástico de laterais.

Na direita, Jonathan e Danilo.

Na esquerda, Léo e Alex Sandro.

E quem diria que no segundo semestre tudo desmoronaria?

Jonathan, o melhor lateral direito do país, ostentando a marca de nunca perder com o Santos nos jogos em que esteve em campo, mesmo com seguidas lesões, foi vendido para a Inter de Milão sem nenhum lucro para o time da Vila.

Danilo, em seguida, foi negociado com o Porto, por incríveis 13 milhões de euros, mas só se apresentará ao clube português após o Mundial Interclubes. Resta saber se voltará da Seleção Sub-20 jogando pelo Santos com a mesma vontade com que disputou a Libertadores, e não caia no ostracismo dos jogadores que são vendidos e permanecem na equipe, emprestados, para a disputa de determinada competição (André e Wesley, ano passado, depois de vendidos, caíram absurdamente de rendimento, assim como Zé Eduardo em 2011...).

Alex Sandro também saiu para o Porto por igualmente incríveis 9,6 milhões de euros, em uma negociação em que o Peixe também quase nada lucrou, por se tratar de um jogador colocado no clube por investidores, os quais permaneceram com a maior parte dos direitos econômicos do atleta. Alex Sandro era essencial na lateral esquerda, pois sempre substituía Léo no segundo tempo, quando este jogador já se mostrava esgotado fisicamente. Hoje, o Santos não possui substituto para a posição.

E hoje, o que temos?

Na lateral direita, Pará e Leandro Silva (Danilo agora está apenas emprestado ao Santos, mas já é patrimônio de outro clube).

Na lateral esquerda, Léo, somente.

Segundo Muricy Ramalho, não há ninguém na base para suprir a carência na lateral esquerda.

Ao menos aos olhos dele...

No caso de Jonathan, o jogador pediu para sair, disse que era a oportunidade da vida dele.

No de Danilo idem, com este alegando independência financeira e o Peixe não querendo comprar seus direitos econômicos por um alto valor.

No de Alex Sandro, o Peixe nada pôde fazer sem a maior parte dos direitos econômicos em suas mãos.

E agora?

O jeito será mesmo improvisar... testar Adriano na lateral esquerda, Arouca, Elano...

E podem apostar... no Mundial Interclubes, quando Léo cansar, entrará ninguém menos que... Pará.

Sem poder contratar jogadores do futebol estrangeiro e sem tempo para negociar com atletas da série A, em razão do limite de 7 partidas para cada jogador, a Muricy restam quatro alternativas:

1) Improvisar Adriano, Bruno Rodrigo, Arouca, Elano.

2) Atuar com um lateral esquerdo da base.

3) Contratar outra "aposta" da série B, C, D.

4) Pará.

Do céu ao inferno nas laterais... o Mundial nos aguarda...

6 comentários :

  1. Danilo está emprestado ao Santos pela selenike, assim com estão Neymar, Ganso e Elano.

    ResponderExcluir
  2. Não deixa de ser uma maneira de ver a situação...

    ResponderExcluir
  3. Reinaldo Fernandes23 de agosto de 2011 22:14

    Alex eu ainda aposto no menino Christian, acho que pode estourar na lateral, se o Muricy deixar. Uns tempos atrás quando ninguém acreditava no Danilo eu posteio no blog do Kako que ele ser titular na seleção de 2014 e está chegando. Para mim o Christian, da base, também é muito bom, só precisa jogar. GHostaria de saber também sobre o Elivelton da base, eu acompanhei seu futebol desde os 8 anos aqui em Santo André e é um excelente volante. Vamos dar chances aos muleques, temos que renovar sempre e este foi sempre o carisma do Peixe, revelar novos talentos.

    ResponderExcluir
  4. Lembro de ter assistido a uma partida do Santos em que o Crystian entrou no segundo tempo... e lembro dele ter jogado bem na ocasião! Também apostaria no garoto.

    ResponderExcluir
  5. Cara esse é o principal problema do Santos atualmente. Laterais para o estilo do Santos jogar é essencial que sejam muito bons.Com esses 4 laterais tinhamos as melhores duplas do brasil. Como pode contratar o Leandro Silva e dizer q não está pronto? Se jogadores n prontos temos todos da base, que alem de tudo tem indentificação com o clube. O Santos precisa investir em melhores laterais na base, pq o melhorzinho q foi revelado foi o Carlinhos que enquanto jogou por nós sempre foi mt criticado. Na realidade só conseguiu ir bem no fluminense.
    abs

    ResponderExcluir
  6. A contratação do Leandro Silva foi feita em ma hora, na véspera do Mundial, quando mais precisaríamos de jogadores experientes, e se contrata um novato. E a falta de planejamento para a lateral esquerda ferrou o time... coitado do Léo.

    ResponderExcluir