O que aconteceu com o Santos?

Descreverei aqui todas as hipóteses, das mais loucas às mais sensatas, ouvidas por mim ontem durante o dia, a respeito do porquê o time santista estar tão mal.

Fonte: www.comprenaplanta.net

1) O time é um lixo! Tem que trocar todo mundo!

Minha visão: Discordo. 

Ô torcida vamos acordar! A equipe é a mesma que conquistou a Libertadores da América (com as exceções de Danilo na lateral direita e Adriano no meio). Ontem era excelente, ganhando Paulista e Libertadores e hoje tornou-se um lixo? Esses são os piores comentários, aqueles sem pensar, no calor da emoção, sem o mínimo de discernimento. Frise-se: estamos com uma excelente equipe, mas com desfalques.

2) Rafael não merece ser titular

Minha visão: Discordo. 

O torcedor ou não tem memória ou enlouqueceu completamente. Rafael, juntamente com Neymar, foi o jogador mais regular do Peixe no primeiro semestre. Fez defesas incríveis, salvou a equipe em diversos momentos (lembram do jogo no México contra o América?), pegou pênaltis, e bateu no peito chamando a responsabilidade. Falava-se até em convocação para a Seleção Brasileira. A realidade é que o atleta não atuou bem nas últimas três partidas, e só. Nada mais, nada menos. Trata-se de um excepcional goleiro, merecedor da titularidade do gol santista.


3) A zaga é lenta e ineficiente

Minha visão: Concordo em parte. 

A lentidão consiste em um fato,  mas precisamos separar as coisas. Edu Dracena pensa ser um ótimo zagueiro, mas não é, enquanto Durval consegue compensar sua falta de velocidade com força física e bom posicionamento. Se algum zagueiro perdeu a minha confiança, este é Edu Dracena, mas não Durval.


4) Léo está velho e está na hora de se aposentar

Minha visão: Discordo. 

Que ridículo! Um lateral forte, brigador, com falhas defensivas, admito, mas com grande poder ofensivo. Um cara que veste a camisa do Santos com gosto, até aceitando reduzir seu salário para poder jogar no time. Merece todo o nosso apoio. Mas existe uma verdade nas críticas: Léo precisa de um substituto à altura, como era Alex Sandro.


5) Pará joga muito mal

Minha visão: Concordo. 

Trata-se de um atleta inconstante, de altos e baixos. No jogo contra o Atlético Paranaense foi o melhor em campo, ao lado de Neymar. Anteontem, jogou o seu normal, o de sempre. Mas pensem um pouco: Pará não é o titular da lateral-direita, mas sim Danilo!


6) Ibson ainda precisa mostrar a que veio

Minha visão: Concordo. 

Precisa aprender a marcar, sob o risco de se tornar apenas mais um Keirrison da vida...


7) Elano não vem jogando bem a um bom tempo

Minha visão: Concordo. 

Comentei no blog a 2 meses atrás que sua convocação para a Seleção Brasileira era totalmente injusta. Elano se tornou, infelizmente, uma espécie de Marcos Assunção com pontaria duvidosa. Está totalmente abalado, fisicamente e psicologicamente. Em menos de um mês, levou um pé na bunda da atriz Nívea Stellman, presenciou sua desconvocação da Seleção Brasileira, perdeu um pênalti ao inventar bater de cavadinha, bateu boca com a torcida do Santos, ameaçou sair, não demonstrou humildade, seu pai foi quase sequestrado por duas vezes... todos esses fatores, juntos, levaram-no a apresentar o futebol que vem sendo apresentado.


8) O futebol de Paulo Henrique Ganso desapareceu

Minha visão: Concordo.

Outro que está com a cabeça a mil por hora, graças à sua própria teimosia e estupidez. Nos últimos meses, brigou com a torcida e com a diretoria santista, afirmou o desejo de atuar na Europa ainda no meio do ano (mesmo antes de ter se recuperado da lesão que o afastou dos gramados por 7 meses), foi uma das grandes decepções na Copa América, ao mesmo tempo em que presenciou a ascensão de Neymar, o carinho da torcida por ele, o dinheiro abundante nos cofres do amigo, a imprensa sempre próxima (sendo até capa de várias revistas), propostas chovendo do mundo inteiro... tudo para Neymar... nada para Ganso...

Ganso cavou seu próprio buraco, motivo por que se mostra triste. Dentre as razões estão:
- O não aumento do salário (Ganso veio a público pedir uma valorização, e quando o presidente lhe ofereceu, ele recusou). Hoje ganha 130 mil mensais.
- A ascensão de Neymar.
- A decadência de seu futebol.
- Sua própria arrogância ("meu belo futebol...").
- O desgaste com a torcida do Santos, a qual chegou a chamá-lo de mercenário (com toda a razão, à época).
- A vontade de não mais jogar no Santos mas sim na Europa.
- A decepção após não receber nenhuma proposta de times do Velho Continente.
- Seu sumiço da imprensa em geral.

Deu para entender porque seu futebol sumiu... Ganso desanimou, após tomar uma série de decisões equivocadas para sua carreira... 

(lembrem ano passado como ele jogava um futebol bonito... alegre... quando não estava preocupado com dinheiro, mas sim em entrar no campo e arrebentar... sentimos falta daquele Paulo Henrique Lima...)


9) O time não está focado no Campeonato Brasileiro

Minha visão: Concordo em parte.

A equipe realmente não está focada, isso se observa claramente. Mas o motivo ainda é a "ressaca" da Libertadores? Sem chance... a competição terminou a mais de um mês atrás. Ou o motivo seria porque o Santos estava lá em baixo na tabela quando os jogadores voltaram? Também não faz sentido... a motivação, nesse caso, por conta dos três jogos a menos, tenderia a ser maior ainda. O time não está focado, mas os motivos não são os descritos acima.


10) Falta humildade aos jogadores

Minha visão: Concordo em parte.

Falta um pouco sim. Entrar em campo pensando que todo jogo será fácil, com várias goleadas e tal... simplesmente não é correto, e o feitiço volta contra o feiticeiro. Mas essa falta de humildade ainda não é o problema principal.


11) Os jogadores não se sentem valorizados, pois não receberam aumento de salário após os títulos do Paulista e da Libertadores

Minha visão: Discordo.

Os jogadores do Peixe recebem muito bem, obrigado. Neymar: 1 milhão mensais. Elano: 500 mil. Ganso: 130 mil. Ibson, Arouca, Edu Dracena, Durval e Borges recebem salários acima de 100 mil mensais. O problema claramente não é esse. Ou alguém acha que o jogador assina um contrato para perder jogos e títulos? As conquistas são apenas o resultado de um trabalho decorrente de um contrato pré-definido. Seria incoerente aumentar seus salários (admito uma exceção: para corrigir possíveis discrepâncias como no caso de Adriano).


CONCLUSÃO

Penso que o problema do Santos reside em duas frentes: a primeira individual e a segunda coletiva.

Propostas chegaram para Rafael, Arouca, Elano e Neymar (este não se abala com nada), e não chegaram para Ganso.

Essas propostas certamente mexeram com a cabeça dos atletas, alterando seu emocional, sendo este o problema individual.

O problema coletivo encontra-se no fato de jogarmos sem a forte presença e marcação de Adriano no meio de campo, e com a displicência defensiva de Ibson, Elano e Ganso, sem contar a apatia de Muricy Ramalho quanto à possíveis mudanças na formação da equipe para os jogos passados.

Além disso, a equipe titular pouco treina, e assim não consegue corrigir erros de posicionamento e marcação.

E você torcedor, qual a sua opinião sobre o caso?

5 comentários :

  1. Ola Alex , a minha analise individual e identica a sua mas no geral eu acho que são fases que todo time passa apos uma conquista do nivel da libertadores, temos que dar tempo ao tempo para que mude a este momento que o time passa. Uma vitoria ou mais seguidas muda tudo inclusive a nossa fase negativa. até a proxima .

    ResponderExcluir
  2. Exatamente Paulo. Somos obrigados a admitir que, caso o Santos tivesse feito aquele gol de rebote, em jogada de Ganso e Neymar, contra o Atlético Paranaense, o time não estaria nessa má-fase.

    ResponderExcluir
  3. O time está muito mal, mas uma coisa esta faltando pro Santos, SORTE...

    ResponderExcluir
  4. Falta um pouquinho de vontade também...

    ResponderExcluir
  5. O fato é q o santos precisa de humildade, raça, objetividade. Coisa q nao tem! O santos tem d ser um time d coletividadeg pra nao ficar dependendo do neymar... um exemplo: o santos da copa do brasil d 2010
    mas ao inves d fika criticando o time temos d apoia los num momento dificil como esse.
    lembre se d q o corinthians comprou a libertadores e subornou alguns jogadores do santos e isso será provado!

    ResponderExcluir