Grêmio 1 x 0 Santos
























Primeiro peço desculpas aos leitores deste blog pela ausência da atualização de ontem.

Estou em semana de provas, e fazer a mão dupla entre estudar e postar não é fácil!

Por isso, falarei resumidamente o que vi no jogo de ontem:

1 - Rafael teve excelente atuação. Foi o melhor em campo com a camisa santista.

2 - Adriano não decepcionou, e mostrou até certa evolução na qualidade do passe. Parabéns ao Muricy que teve a coragem de deixar Henrique no banco.

3 - Assim como o volante, Alan Kardec fez um bom primeiro tempo, sendo um dos únicos jogadores do Peixe que realmente tentava resolver a parada sozinho, o que não é o seu forte, mas a equipe não ajudava...

4 - Ibson, sempre muito criticado, teve boa atuação ontem no primeiro tempo, com bastante movimentação, chegando várias vezes com perigo ao ataque, ainda que finalizasse para fora. Pelo menos tentava e criava chances.

5 - Danilo parecia cansado pela ponta esquerda. Só ficava para defender, não subia ao ataque. Parecia cansado, ou sem vontade mesmo.

6 - Léo, coitado, no auge de seus 36 anos, implora pelo retorno de Alex Sandro, que dava conta (e muito bem) nos segundos tempos...

7 - Muricy foi bem ao dar mais uma chance para Adriano, mas foi muito mal ao sacar Ibson do time, justo quando apresentava sua melhor atuação com o manto alvinegro, para a entrada de Renteria, que se esforçou, mas não resolveu. O treinador conseguiu errar ainda mais ao colocar Henrique no lugar de Elano. O time acabou ficando com 3 volantes atrás (Adriano, Arouca e Henrique) e 3 atacantes na frente (Alan Kardec, Borges e Rentería), sem nenhum jogador capaz de realizar a ligação entre o meio de campo e o ataque.

Isso não é de hoje.

Tenho observado que nos últimos jogos do Santos, quando jogamos com três volantes, as jogadas se tornam muito previsíveis.

1ª jogada do Santos. Rafael --> zagueiro --> Léo --> Neymar

2ª jogada do Santos. Rafael --> chutão --> Santos perde a bola

3ª jogada do Santos. Bolas paradas (Borges)

Só.

Esse é o repertório atual do Santos.

Esse é o repertório atual do grande Muricy Ramalho à frente do tricampeão da América.

Detalhe: ontem o momento em que o Santos esteve mais perto de marcar um gol foi em uma falta cobrada por Danilo, que Edu Dracena quase alcançou.

Detalhe 2: a grande jogada de Alan Kardec no primeiro tempo reflete o repertório de jogadas nº 1 do Santos.

E de nada adianta as subidas de Danilo pelo lado direito se ele não tem com quem jogar. Por isso ele não sobe, a não ser quando Neymar inverte de posição, indo para a ponta direita.

Muricy tenta transformar o Santos em um Barcelona, com 3 volantes e 3 atacantes.

Mas os nossos não tem a mesma qualidade dos deles.

Os volantes da Catalunha atuam mais como meias de ligação (Sérgio Busquets, Xavi e Iniesta), promovendo intensa movimentação e troca de passes no meio de campo.

Adriano e Arouca tem problemas com passes de média e longa distância.

A Henrique, por outro lado, falta velocidade e noção de posicionamento.

8 - O Santos ontem foi um verdadeiro caos tático, a começar pelo inútil Elano, não exercendo função alguma na meia direita, deixando Ibson sozinho para tentar ligar o meio ao ataque. Fora isso, Arouca e Adriano se esforçavam para marcar 2 jogadores cada, conforme demonstra o esquema tático abaixo, um 4-2-2-2 esquisito, montado por André Rocha, no blog Olho Tático.



Após as substituições, a equipe santista ficou da seguinte forma, em um 4-3-3:




9 - A dupla de zaga santista é um caso a parte. Nem adianta mais falar. Esses dois serão os titulares no Mundial Interclubes, podem apostar. O bom é que, após o Mundial, a pesada dupla tem grandes chances de bater as botas da Vila Belmiro, principalmente no caso de derrota do Santos.

Para fins de comparação, no Campeonato Brasileiro de 2010 o Santos levou 50 gols, e, mesmo fechando a competição em 8º lugar, teve uma das piores defesas do campeonato, abaixo até mesmo do Vitória, rebaixado na edição do ano passado.

No Brasileiro de 2011, o Peixe já sofreu 41 gols.

E pior... ainda faltam 12 rodadas para o campeonato terminar.

Precisamos com urgência de uma dupla de zaga rápida e forte! Cadê a molecada da base? Que coloquem o Bruno Aguair para jogar!

Edu Dracena é um problema maior ainda, pois é o capitão do grupo, e tirá-lo agora do seu posto de titular poderia causar conflitos internos.

Portanto, viveremos até o final do ano em um beco sem saída, assim como Muricy.

E a diretoria do Santos também tem sua parcela de culpa nisso... a única posição não reforçada do elenco foi justamente o miolo de zaga.

10 - O Santos precisa vencer mais algumas partidas, espantar de vez qualquer risco de rebaixamento (atualmente próxima a 8 pontos), para só então começar a pensar no Mundial Interclubes.

PS: e mais uma vez o Santos lotou um estádio por onde passou (26 mil pagantes), mesmo sem Neymar e Ganso...

Saudações santistas!

2 comentários :

  1. Reinaldo Fernandes7 de outubro de 2011 17:20

    Você teve uma perfeita visão do jogo, no seu comentário de diversos jogadores (Alan Kardec, Adriano, Ibson, etc). Eu também, pela primeira vez, não substituira o Ibson, que realizava sua melhor partida. Mais uma vez aconteceu em algumas faltas contra o Santos, a falta de alguém para brigar. No segundo tempo o Arouca fez uma falta num contra ataque do Grêmio, as uns 5 a 6 ms longe da risca da área grande e a cobrança simplesmente foi feita quase em cima da linha e só não foi gol porque o Rafael estava inspirado e realizou grande defesa e na sequência desta mesma jogada, outra espetacular defesa. Não pode os adversários mandar no jogo e o Santos aceitar tudo.
    Tendo que fazer algumas mexidas decorrente dos amarelos do jogadores do Santos, quem sabe o Muricy não arrisca e faz um time diferente contra o Palmeiras e já sai jogando com o Crhistian que renovou contrato, com Felipe Anderson, Anderson Oliveira, Adriano, Danilo, ou seja, dá uma renovada para testar a garotada.
    Vamos lá Santos, na Vila nós temos que jogar, mandar e ganhar e ponto.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Reinaldo! E por sorte os desfalques estão obrigando Muricy a utilizar nossos moleques da base, abraço!

    ResponderExcluir