Arouca: uma renovação necessária




Arouca tem contrato com o Santos até agosto de 2014.

Em tese, em fevereiro de 2014 pode assinar um pré-contrato com qualquer clube do Brasil e do exterior.

Com 26 anos, e já convocado algumas vezes para a Seleção Brasileira, é peça fundamental da equipe santista desde 2010, ano em que chegou ao Santos, em uma troca envolvendo a ida de Rodrigo Souto (à época no auge) para o São Paulo.

Combinando grande força física e explosão muscular, Arouca possui grande capacidade de roubar bolas, ganhar divididas, e iniciar contra-ataques, de forma cada vez mais segura e eficiente, o que lhe rendeu na Vila Belmiro o apelido de "Monstro".

O volante já manifestou interesse em permanecer na Vila Belmiro. Em suas palavras:

- Está mais na mão do Santos, minha intenção é permanecer. Por mim, ficaria muito tempo aqui. Sou grato a tudo o que ocorreu na minha carreira. Foi o clube que me abriu as portas e aqui cheguei à sonhada Seleção.

Comportamento este louvável, que demonstra gratidão, sentimento este não compartilhado por um ex jogador  que deixou a Vila recentemente.

No entanto, as negociações para sua renovação correm desde novembro do ano passado, o que preocupa.

O comitê de gestão santista é formado por empresários experientes, cautelosos, mas que demoram muito para tomar uma decisão, infelizmente.


Estamos indo para o 5º mês de tratativas com o jogador para a renovação... e até agora nada.

Dizem que o estado de saúde de LAOR atrapalhou as negociações.

Mas e o restante do comitê de gestão? 

E será que dos vários funcionários contratados para trabalhar em prol do Peixe, nenhum, além do presidente, seria capaz de cuidar de uma mera renovação contratual para extensão do contrato?

Com a palavra, Odílio Rodrigues, vice-presidente santista, em entrevista ao diário Lance!, em 14/04/2013, um dia após Arouca declarar a vontade de permanecer no clube:

- Como ele está contente com o Santos, e o Santos está com ele, vamos fechar o negócio e renovar o contrato. Ele tem contrato até agosto de 2014 e iremos renovar por dois anos. As conversas estão muito bem adiantadas, negociando a base dos salários, bem próximo do acerto.

De acordo com Richard Alda, agente do jogador, em entrevista ao Globoesporte.com, tudo caminha para o acerto:

- Estamos esperando, mas está tudo caminhando bem. O Santos concorda com o tempo, nisso não há problema. Deve ficar entre três anos e meio ou quatro anos. Esse problema do presidente atrasou um pouco as coisas, mas não há problema. O Arouca só sairia se fosse algo muito bom para ele e para o Santos. Tudo será resolvido. Ele quer ficar.

Vale dizer que no início deste ano o Peixe recusou uma proposta da Fiorentina, da Itália, para a compra de Arouca, por valores não revelados.

No todo, o atleta soma 172 jogos pelo Santos, 2 gols e 6 títulos (3 Paulistas, 1 Libertadores, 1 Recopa e 1 Copa do Brasil).

Seus diretos econômicos são divididos entre Santos (70%), Teísa (20%) e ele próprio (10%).

A renovação de Arouca é necessária, e precisa ocorrer de qualquer forma.

Ocorrendo a renovação até 2016, poderemos manter um dos melhores volantes do país até 2016.

Ou ainda lucrar com sua eventual venda.

Arouca já deu muito ao Santos.

Está na hora do Santos retribuir.

Para a alegria de todos.

PS: permanecendo até 2016, demonstraria a preocupação da diretoria para o Santos pós-Neymar (isso se ele realmente sair em 2014), algo a se pensar com bastante seriedade.