Pré-jogo: Santos x Mirassol.



Hoje, as 21h, na Vila Belmiro, jogam Santos e Mirassol, pela 13ª rodada do Campeonato Paulista.

Com as ausências de Neymar e Montillo (convocados para suas respectivas seleções), Cícero (suspenso), Marcos Assunção (machucado) e Victor Andrade (machucado), Muricy será obrigado a usar a base.

Caso Muricy opte por continuar a mesma formação santista utilizada com Neymar, os pratas da casa Felipe Anderson e Giva têm grandes chances de iniciar o jogo, nas vagas de Cícero e Neymar, respectivamente. Nesse caso, o Santos iniciaria a partida com 5 jogadores formados nas canteiras da Vila Belmiro (Rafael, Émerson, Felipe Anderson, Giva e André).

Se Muricy preferir jogar com mais um volante, é provável que Alan Santos ou Leandrinho sejam os escolhidos para fechar o trio de volantes com Arouca e Renê Júnior.

Há ainda a chance de entrarem Patito Rodríguez, Pinga e Miralles.

Para a partida de hoje, o garoto Neílton pode integrar o banco de reservas, conforme informado no blog do Ademir Quintino.

PS: No entanto, segundo notícias recentes, o lateral esquerdo Émerson Palmieri sentiu um desconforto muscular e será poupado, dando lugar a Léo. André teria chegado atrasado no treino desta quarta feira, e por isso dará lugar a Miralles, com a 9. O meio de campo será  formado por Arouca, Renê Jr., Felipe Anderson e Patito Rodríguez (estes dois, portanto, devem atuar pela meia direta e esquerda, respectivamente). No ataque, Giva e Miralles (Giva deverá jogar mais centralizado, próximo de Miralles).

Com isso, o Santos deverá iniciar a partida da seguinte forma:




















Comentários sobre a escolha de Felipe Anderson, Patito, Giva e Miralles

A escolha de Giva é a mais fácil de explicar: o destaque da base santista será o substituto de Neymar.

Miralles será optado em detrimento de André, pois, segundo informado pelo blog do Ademir Quintino, André teria chegado atrasado no treino de ontem. Escolha que mostra a autoridade de Muricy sobre o elenco, mas que, tecnicamente, é questionável, considerando o fato de André ter marcado 5 gols nos últimos 5 jogos, e Miralles ainda não estar em seu melhor condicionamento físico e técnico.

A opção por Felipe Anderson e Patito altera taticamente a equipe. Antes com 3 volantes mais centralizados (um pelo meio - Renê -, um pela direita - Arouca - e um pela esquerda - Cícero), agora teremos apenas dois volantes (Renê e Arouca), com um meia aberto pela direita (provavelmente Patito) e outro pela esquerda (Felipe Anderson). Ambos voltarão para fechar a segunda linha de 4 jogadores, que auxiliará na defesa.

Giva, por outro lado, deverá atuar mais centralizado, próximo de Miralles, já que as pontas serão geralmente ocupadas por Patito e Felipe Anderson.


Observações importantes

Este ano, jogando sem Neymar, o Santos ainda não perdeu.

Nos 3 jogos disputados sem a presença da joia, o Peixe venceu dois (2 x 1 contra XV de Piracicaba e Atlético Sorocaba, ambos na Vila Belmiro) e empatou um (2 x 2 contra o Linense, fora de casa).

Vale ainda lembrar que o Santos venceu os 4 jogos que disputou na Vila Belmiro esse ano (perdeu um no Pacaembu - 3 x 1 contra o Paulista - e empatou outro no Morumbi - 0 x 0 contra o Corinthians).


Montillo

Com as lesões de vários jogadores importantes na Seleção Argentina, Montillo deverá ser titular do escrete hermano na partida de sexta-feira, pelas eliminatórias da Copa do Mundo, entre Argentina e Venezuela.


Bom jogo ao Peixe! Estarei na Vila!

Aposto em uma vitória magra do Santos por 1 x 0, e você?