Fluminense 0 x 2 Santos - o dono do Maracanã

Santos 2 x 0 Fluminense




















Em um Maracanã de tantas glórias alvinegras, o Santos fez jus à sua gloriosa história no estádio, onde conquistou seus 2 títulos mundiais, vencendo o Fluminense na primeira partida alvinegra no "novo Maraca".

Essa vitória merece ser mais comemorada do que analisada.

O Santos bateu, com méritos, em cachorro-morto.

O time do Fluminense vive péssima fase técnica, e a equipe bem armada por Claudinei soube aproveitar o frágil psicológico do adversário para fazer 2 x 0 e manter o jogo controlado até o final.

Do jogo de ontem, tiro apenas algumas conclusões:

1) Aranha veio melhor que a encomenda; não faz a torcida sentir saudade de Rafael. Ontem, no início do segundo tempo, quando o Fluminense era mais perigoso, fez ao menos 2 importantes defesas, que acabaram garantindo o controle de jogo santista, e consequentemente a vitória. Ponto também para a diretoria santista, que renovou seu contrato até o final de 2015.

2) Edu Dracena faz uma temporada espetacular. Está jogando o fino da bola, em um nível técnico altíssimo. Colocou Fred no bolso. A única ressalva que faço são as desnecessárias faltas logo à frente da grande área, que Dracena costuma cometer. A ser corrigido. Durval sairá no final do ano, dando espaço aos ótimos Gustavo Henrique, Neto e Jubal.

3) Cicinho infernizou a vida do Fluminense, fazendo bela assistência para o gol de Thiago Ribeiro. Ótima contratação da diretoria. Fez falta contra o Grêmio. O melhor em campo.

4) Mena é excelente marcador, mas apenas razoável no apoio. Mas só esse fato já serve para explicar os apenas 2 gols sofridos nos últimos 5 jogos.

5) Renê Júnior parece ter desaprendido a jogar futebol. No primeiro tempo, quase entregou um gol de graça para o Fluminense. Não fosse a incompetência de Rhayner, o Santos poderia ter levado o primeiro gol e se complicado na partida. No resto da partida, foi apenas de razoável para baixo. Está abaixo de Arouca e Alison.

6) Alan Santos foi fundamental no primeiro gol santista, após tabelar na lateral direita do ataque santista com Cicinho. No resto da partida, foi participativo e contribuiu para a marcação, mas sem grande destaque.

7) Cícero ontem fez partida especatular, seja na marcação, armação e no gol de falta. O segundo melhor em campo.

8) Leandrinho foi apenas tímido. Pouco participativo, ajudou na marcação e pouco subiu à frente.

9) Thiago Ribeiro está evoluindo. Mostrou ser tecnicamente um bom jogador, e está se entrosando com a equipe. Hoje deixou seu gol.

10) Éverton Costa é esforçado, ajuda na marcação, mas não tem futebol para vestir a camisa do Santos. Como ele mesmo disse em sua entrevista de apresentação, "não sou de fazer gol". E atacante que não é de fazer gol não serve pro Peixe. Gabigol, Giva e Neílton são bem melhores tecnicamente.

11) Claudinei Oliveira conseguiu se virar sem Montillo, armou bem a equipe, e soube se aproveitar do fraco momento técnico do Flumiense para vencê-los.

O problema de aceleração dos batimentos de Gabigol é algo muito sério, preocupa, e precisa ser cuidadosamente avaliado pelo CEPRAF.

Lembrando sempre que o Santos ainda tem 2 jogos a menos no Campeonato Brasileiro.

As chances de entrar no G-4 são reais.

Dá pra sonhar com os pés no chão.

Rumo à Libertadores!