Aquecimento: Coritiba x Santos

Análise tática de Santos x Coritiba
clique na imagem para ampliá-la



Análise tática. Com 3 importantes desfaques para iniciar a partida (Montillo, Cicinho e Mena), Claudinei testará um esquema com 3 atacantes, sem um armador, apostando na forte marcação do meio campo santista, formado por Alison, Arouca e Cícero.

Com os desfalques, os laterais reservas terão nova oportunidade de mostrar porque merecem vestir essa camisa tão gloriosa (Emerson e Bruno Peres), bem como o péssimo Everton Costa, à época reserva de Bill e Deivid no Coxa.

Com isso, o Peixe iniciará o jogo em um 4-3-3, com os laterais avançando alternadamente, três volantes marcadores que sabem jogar com a bola nos pés, um atacante pela ponta direita (Everton Costa), outro pela ponta esquerda (Thiago Ribeiro) e um centroavante (Willian José).

Para o correto funcionamento desse esquema, é necessária a cobertura dos laterais (quando atacam) e a constante contribuição na marcação por parte dos atacantes. Conseguindo fazer isso, assistiremos a um bom jogo coletivo.

Ao defender, o Santos mudará o esquema para o 4-1-4-1, com duas linhas de quatro (Edu, Gustavo, Emerson e Bruno Peres; Arouca, Cícero, Thiago Ribeiro e Everto Costa) e um volante no meio delas (Alison), que deverá ser deslocado exclusivamente para marcar Alex.

Análise técnica. Jogador por jogador, os do Santos são amplamente melhores (8 x 3), mas só isso não basta. O jogo coletivo é essencial no futebol atual, e o time que hoje atuar melhor coletivamente poderá voltar para casa com a vitória.

Goleiro
Aranha
Vanderlei
Zagueiros
Edu Dracena
Gustavo Henrique
Leandro Almeida
Luccas Claro
Lateral esquerdo
Emerson
Diogo
Lateral direito
Bruno Peres
Victor Ferraz
Volantes/Meias
Alison
Arouca
Cícero
Uelliton
Gil
Robinho
Atacantes
Thiago Ribeiro
Everton Costa
Willian José
Alex
Geraldo
Júlio César

Análise física. Pela desgastante viagem até Curitiba, o time santista começará o jogo em pequena desvantagem física.

Análise emocional. Animado após a goleada sobre o São Paulo, o Peixe sofreu forte revés emocional ao ser goleado pela Portuguesa. Hoje, os jogadores estão motivados para mostrar que o Santos é aquele da vitória contra o São Paulo, e não o da derrota contra a Lusa. O Coritiba, coitado, não vence há 7 rodadas, e está a 2 pontos da zona de rebaixamento.

Desfalques. Cicinho, Leandrinho, Renê Júnior, Léo, Eugenio Mena e Montillo (seleção chilena e seleção argentina).

Vai brilhar. Retornando ao gol santista após o desastre de Vladimir na derrota para a Portuguesa, Aranha tem tudo para fechar o gol e garantir ao menos um empate para o Peixe.

Pode surpreender. Barrando Alex, Alison terá hoje a chance de se redimir da boba expulsão no jogo passado.

Está devendo. Everton Costa ainda não mostrou a que veio e provavelmente será dispensado. Hoje terá mais uma chance, justamente contra seu ex-clube, para pleitear sua  permanência no alvinegro.

Olho nele! Alex infernizou o Santos na Vila Belmiro no 1º turno, arrancando na técnica um dolorido empate na casa do alvinegro, comandando o meio de campo do Coritiba. Para esse jogo, não podemos cometer os mesmos erros. Olho nele!

Ataque x Defesa. Até agora neste Campeonato Brasileiro, o Santos marcou 32 gols e sofreu 28, figurando ainda incomodamente como 10º melhor ataque e 5ª melhor defesa. Para o Coritiba a coisa caminha ainda pior: são 29 gols marcados (7º pior ataque) e 35 sofridos (8ª pior defesa).

Retrospecto. Jogando fora de casa, pode-se afirmar que o Santos é um desastre: são 7 derrotas, 3 empates e apenas 3 vitórias. Por outro lado, o Coxa vai bem em casa: com 6 vitórias, 5 empates e 2 derrotas.

Palavra do treinador. "Eu cheguei em casa e olhei, sem fazer muito juízo de trabalho de ninguém, pois acho o Muricy um cara vencedor. Mas pelo investimento na temporada de 2012 e o meu trabalho agora acho que não é tão desfavorável. Após a 26ª rodada do Campeonato Passado, o Santos vinha de derrota para a Portuguesa por 3 x 1. Nas rodadas subsequentes ainda precisou de mais jogos para atingir os 35 pontos que estamos agora".

Palpite. Vitória do Santos.

Dúvida pertinente. Alex aceitaria respirar ares praianos em 2014?

Comente!