Como o Santos contratará para 2014

Bill


















A seguir descreverei como funcionará o procedimento interno de contratações para o Santos Futebol Clube em 2014, com base nas informações hoje publicadas pelo jornalista Bruno Cassuci no Lancenet!

A diretoria santista busca atualmente 2 jogadores: outro meia armador e um nome de peso para formar dupla de ataque com Thiago Ribeiro.

Segundo informado na citada reportagem, há existe uma lista de alvos, mas nenhuma com negociação em aberto.

E como será o procedimento interno para a negociação com algum atleta?

Será realizado basicamente em duas etapas.

Na primeira etapa, o jogador passará por uma análise técnica de três setores com conjunto: comissão técnica (Claudinei Oliveira e Marcelo Fernandes), gerente de futebol (Zinho) e observador técnico do clube (Sandro Orlandelli).

Havendo consenso entre eles, passaremos à segunda e última etapa, em que se verificará a viabilidade financeira do negócio, feita pelo superintendente de esportes (André Zanotta) e pelo Comitê de Gestão (composto 9 membros, dentre eles o presidente em exercício Odílio Rodrigues).

Dessa forma, um atleta só poderá ser tecnicamente vetado na primeira etapa.

Na segunda etapa, a não aprovação de um atleta só poderá ocorrer pelo aspecto financeiro.

OBS: parece-me um modelo bastante primário de contratação, com apenas 1 observador técnico. É muito pouco para um clube como o Santos Futebol Clube, que diz pretender se profissionalizar. Assim, a tendência será novamente a contratação de jogadores medianos, caros e pouco promissores.

OBS 2: quanto à política de dispensas, sugiro fortemente ao Santos o modelo do clube espanhol Atlético de Bilbao, analisado neste blog.

Por motivo de viagem, estarei ausente do blog pelos próximos 3 dias.

Voltarei terça-feira para comentar o jogo contra a Ponte Preta!

ENQUANTO ISSO... ACOMPANHE O BLOG PELO FACEBOOK E TWITTER

Saudações santistas!