Aquecimento: Portuguesa x Santos

Análise tática Santos x Portuguesa
clique na foto para ampliá-la


Análise tática. Claudinei começará a partida com o mesmo esquema que iniciou contra o São Paulo, um 4-2-2-2, apena substituindo Aranha por Vanderlei e Alison por Renê Júnior, ambos substitutos com as mesmas funções dos jogadores titulares.

O esquema de Claudinei consiste em 2 volantes marcadores, mas que sobem alternadamente para o ataque, dois meias, um aberto pela esquerda (Cícero) e outro pela direita (Leandrinho) e dois pontas (Thiago Ribeiro e Willian José), sendo que Willian por vezes exerce a função de centroavante, de frente para a grande área.

A Portuguesa, por sua vez, deverá atuar em um 4-3-1-2, com 3 volantes que sobem muito para atacar e um meia armador que atua como "enganche" (Souza), buscando sempre na frente Bérgson e Gilberto, este o mais perigoso da Lusa.

Análise técnica. Os jogadores do Santos são superiores aos da Portuguesa, em um placar de 7 x 4 (contando Arouca como 2, já que a Portuguesa joga em um esquema com 3 volantes).

Goleiro
Vladimir
Lauro

Zagueiros
Edu Dracena
Moisés
Gustavo H.
Valdomiro
Lateral direito
Cicinho
Luís Ricardo
Lateral esquerdo
Mena
Rogério

Volantes
Renê Jr.
Bruno Henrique
Arouca
Moisés
Ferdinando

Meias
Cícero
Souza
Leandrinho

Atacante
Thiago Ribeiro
Bergson
Centroavante
Willian José
Gilberto


Análise física. A Portuguesa vem muito mais descansada para o jogo, por jogar em casa e por ter atuado na longínqua terça-feira passada, enquanto o Santos, que atuou na quarta-feira a noite, terá uma pouco desgastante viagem para São Paulo.

Análise emocional. Após golear o São Paulo na Vila, a moral dos meninos está mais alta que nunca, enquanto a da Portuguesa viveu uma montanha russa esses dias, após a goleada sobre o Corinthians (4 x 0) e em seguida a derrota por goleada para o Cruzeiro (4 x 0).

Desfalques. Aranha, Alison (suspensos), Montillo, Alan Santos (machucados) e Gabriel (seleção sub-17).

Vão brilhar. A dupla Edu Dracena e Gustavo Henrique teve excelente atuação no clássico contra o São Paulo, o que os credencia para barrar o forte ataque da Portuguesa.

Pode surpreender. Thiago Ribeiro vem de atuações regulares, marcando gols e dando assistências. Contra a fraca defesa do time lusitano, pode surpreender, garantindo a vitória santista.

Está devendo. Grande surpresa positiva no início do ano, Renê Júnior perdeu espaço na equipe titular e hoje amarga merecidamente o banco de reservas. Com contrato de empréstimo com o Santos até o final do ano, terá de mostrar muito mais futebol para ser contratado em definitivo. Caso não mostre, corre sério risco de ser dispensado.

Olho nele! Com 11 gols no Brasileiro, o atacante Gilberto é o grande destaque da Portuguesa, um jogador a ser vigiado de perto por Arouca e Renê Jr.!

Ataque x Defesa. O poderio de ataque santista é apenas o 10º melhor do Campeonato (32 gols), enquanto o time lusitano possui o 3º melhor ataque da competição (37 gols). A defesa santista é a 4ª melhor da competição (25 gols), enquanto a Lusa tem a 5ª pior defesa (38 gols).

Retrospecto. Neste Campeonato Brasileiro, jogando fora de casa, o Santos venceu 3, empatou 3 e perdeu 6. A Portuguesa, por outro lado, tem desempenho surpreendente em casa: nada menos que 7 vitórias, 3 empates e apenas 2 derrotas.

Palavra do treinador. "Não vou falar em Libertadores ou rebaixamento. Vou pensar jogo a jogo, mas podemos chegar ao G-4, sim. O mais importante é que, com a vitória sobre o São Paulo, paramos de olhar um pouco para trás e olhamos para frente."

Palpite. Vitória do Santos.

Dúvida pertinente. O fraco ataque do Santos superará a fraca defesa da Portuguesa?

Comente!