Leandro Damião no Santos: raio-X completo

Leandro Damião no Santos


Leandro Damião é bom finalizador, decisivo, homem de área, excelente garçom, péssimo cabeceador e facilmente impedido.

Essas são as conclusões que se pode tirar do levantamento estatístico realizado pelo portal Globo Esporte, reproduzido e analisado abaixo nas minhas palavras.

Perfil. Leandro Damião tem 24 anos e joga como centroavante.

Titularidade. Dos 36 jogos do Internacional no Brasileirão, o jogador disputou apenas 26, em que seria titular em 23, dos quais conquistaria 6 vitórias, 12 empates e 5 derrotas.

Substituições. Durante esses 23 jogos, foi substituído 9 vezes, em média aos 35 minutos do segundo tempo. Em 5 desses jogos, o Inter vencia, em 3 empatava e em apenas 1 perdia. Damião entrou como substituto em 3 partidas, em média aos 20 minutos do segundo tempo.

Gols. Em 26 atuações, Damião marcou 5 gols, todos decisivos. O Inter empatava com São Paulo e Vasco e Damião fez o gol da vitória, e perdia para Grêmio, Goiás e São Paulo quando Damião surgiria para marcar o gol do empate.

Finalizações. O ex-colorado finalizou 60 vezes no Brasileirão, com 23 finalizações certas, em um aproveitamento de 38,3% (contra 36% do Santos neste ano). Por ser destro, 32 arremates partiram de sua perna direita (as quais resultaram em 4 gols) e 12 de sua perna esquerda (que originou 1 gol). Tentou ainda 13 cabeceios, 2 conclusões de bicicleta e 1 de calcanhar, sem resultarem em gol.

Assistências. Damião participou bastante das assistências coloradas em 2013. De 27 bolas colocadas para seus companheiros finalizarem, surgiram 4 gols. Destas, 12 nasceram em jogadas aéreas e 15 em jogadas rasteiras (as jogadas rasteiras resultaram em 3 gols).

Impedimentos. Por ter saído do futebol de várzea, Damião ainda tem dificuldades para fugir da regra do impedimento. Esse aspecto precisará ser excessivamente trabalhado por Oswaldo de Oliveira. Pelo Internacional, em 2013, foi flagrado em 14 impedimentos, nenhum deles errado e quase todos (9) fáceis de serem marcados pelos assistentes.