Santos tem 6º pior público do Brasileiro

Torcida do Santos no Brasileiro 2013


A boa campanha do Santos não refletiu na presença da torcida no estádio.

De todos os clubes da série A, o Peixe, mesmo alternando Vila Belmiro e Pacaembu, terminou o ano com o 15º melhor público do Campeonato, com média de apenas 10.405 torcedores por partida, bem abaixo da média da competição, de 14.951 torcedores.

Isso fica somente a 143 torcedores de distância do Náutico, dono do 16º melhor público, e rebaixado com grande antecipação.

Acima apenas de Atlético Paranaense, Internacional, Ponte Preta e Portuguesa.

Atlético Paranaense e Internacional que, diga-se, jogaram toda a temporada fora de seus estádios, em reforma para a Copa do Mundo.

Na prática, poderia-se afirmar que a torcida santista no estádio superou apenas à do Náutico, Ponte Preta e Portuguesa.

Superado, e muito, pelos outros grandes paulistas (São Paulo, Palmeiras e Corinthians), por todos os cariocas (Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo), pelos mineiros (Cruzeiro e Atlético/MG), pelo gaúcho Grêmio, e por times menos tradicionais, como Coritiba, Goiás, Bahia e Vitória.

Se levarmos em conta as séries B e C, somos também superados em público presente no estádio por Palmeiras, Sport, Ceará e Santa Cruz.

Uma vergonha.

Por que o clube com 3º maior número de sócios do Brasil não leva sua torcida ao estádio?

Há muitas hipóteses, pouca certeza e nenhuma solução.

Em 2011, fiz a mesma pergunta aqui no blog, até agora sem solução.

Uma das hipóteses mais fortes é de que a torcida santista simplesmente não é fanática, sendo indiferente e pouco engajada, hipótese levantada por recente estudo da Pluri Consultoria, dissecada aqui no blog.

E vou ao estádio para ver o Peixe jogar na Vila Belmiro.

E você, por que não vai?