Pré-jogo: Santos x XV de Piracicaba

Cicinho Santos FC
foto: divulgação Santos/FC


Que comece o Campeonato Paulista de 2014!

Hoje, as 19h30min, na Vila Belmiro, o Peixe iniciará seu caminho rumo ao seu 21º título paulista (já é apontado por comentaristas como o favorito).

Honrando suas tradições - mais por necessidade do que por planejamento - o time principal começará o jogo com nada menos que 6 meninos da base!

São eles: a dupla de zaga Gustavo Henrique e Jubal, o lateral-esquerdo Emerson, o volante Leandrinho e os atacantes Geuvânio e Gabigol.

Completam o time o goleiro Aranha, o lateral-direito Cícero, o volante Arouca, o meia Montillo e o atacante Thiago Ribeiro.

Taticamente, Oswaldo de Oliveira não abrirá mão de suas convicções, e postará o time em seu tradicional 4-2-3-1, da seguinte forma:

Posicionamento defensivo em AMARELO
Posicionamento ofensivo em AZUL




Neste time, Arouca atuará como primeiro volante, mais fixo, oferecendo um pouco mais de liberdade a Leandrinho, para atacar, aparecendo como homem surpresa na grande área.

No meio, Montillo atuará centralizado, armando, enquanto Thiago Ribeiro, na ponta esquerda, e Geuvânio, na ponta direita, darão profundidade às jogadas, tanto pela linha de fundo quanto em infiltrações em diagonal na grande área adversária.

Na frente, o jovem canhoto Gabriel Barbosa (Gabigol), de apenas 17 anos, terá a grande responsabilidade de liderar o ataque marcando gols, com sua precisa finalização.

Como é típico dos times de Oswaldo de Oliveira, será comum vermos os jogadores invertendo as posições ao atacar, confundido a defesa adversária e aumentando as possibilidades de tabelas e jogadas em profundidade.

Além disso, os jogadores do meio e da frente terão grande responsabilidade defensiva. Terão de marcar, sim, pois o futebol moderno se joga assim. 

Ao se defender, o time se postará em um 4-1-4-1, com duas linhas de quatro (veja na prancheta acima a formação das 2 linhas, em amarelo), Arouca entre as linhas e Gabigol mais adiantado, marcando sob pressão para roubar a bola e armar o contra-ataque.

Desfalques: Leandro Damião, com situação ainda irregular, não estreará pelo Santos. Além dele, Cícero, com problema muscular e contratual, não atuará. Edu Dracena e Alison, lesionados, além de Eugenio Mena, fazendo reforço muscular, estão fora.

Neste início de competição, importante notar que o time não jogará seu melhor futebol, pois, com apenas 2 semanas de pré-temporada, o time levará de 5 a 6 jogos para entrar no ápice físico e técnico.

Todavia, com o Palmeiras subindo da série B, o São Paulo quase caindo e o Corinthians em transição, o Santos tem caminho livre para conquistar a competição!

Boa sorte Peixão!