Museu Pelé é inaugurado em Santos

Museu Pelé

Hoje é um dia histórico para a cidade do Santos.

Pelé ganhou seu castelo.

Depois de tantos anos sendo especulado na cidade, finalmente está de pé o Museu Pelé.

Local que, além de contar a vida e carreira do Rei do Futebol, por meio de áreas interativas, exposições temporárias e um auditório com capacidade para 90 pessoas, possuirá 2.545 itens do melhor jogador de futebol de todos os tempos.

O museu contará também com uma calçada da fama do futebol, visando homenagear 190 nomes do esporte, sendo que o primeiro, obviamente, ganhou a marca do próprio rei da bola.

A cerimônia de inauguração ocorreu neste domingo, com a presença do próprio rei do futebol, que chegou ao museu de bonde, saindo da prefeitura de Santos.

Durante a celebração, nosso eterno Pepe presenteou Pelé com uma camisa da Seleção Brasileira autografada pelos jogadores que disputam hoje a Copa do Mundo.

Interessantes foram as palavras de Pelé ao receber a homenagem:

- Agradeço a Deus por me dar saúde e receber essa homenagem. Os amigos brasileiros dizem que, em vida, às vezes as pessoas são criticadas e quando morre ouve "ah, fulano era alguém tão bom"... Eu cheguei na Suécia achando que todo mundo conhecia o Brasil (em 1958, durante o Mundial, em que o Brasil sagrou-se campeão), mas só lembravam da Argentina e Amazônia. Agora, enquanto inauguramos o museu, o Brasil realiza uma Copa. O mundo está nos olhando. Foi daqui que eu saí.

O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, também destacou a importância de tal museu para a cidade:

- É difícil viajar para outros lugares do mundo, sendo brasileiro, e não se falar em Pelé. Por isso, é importante promovermos a cultura do reconhecimento e valorização dos grandes personagens da nossa história. O Pelé, em campo, levou o nome de Santos para o mundo. Com o museu, ele agora traz o mundo para Santos.

O museu foi construído no local onde ficavam os antigos Casarões do Valongo, obras originariamente do século XIX e restauradas para receber o material de Pelé.

Acredita-se que o Museu Pelé contribuirá significativamente para aumentar ainda mais o turismo em Santos.

A partir de sua inauguração, cerca de 1,5 milhões de pessoas devem visitar o museu a cada ano.

O local ficará aberto para visitação de terça a domingo, com entradas a R$ 18,00 (meia-entrada a R$ 9,00).

Museu Pelé