Patito Rodríguez de volta: a análise completa

Patito Rodríguez volta ao Santos

Patricio Rodríguez está de volta ao Santos Futebol Clube.

Conforme anunciado pelo blog no dia 28 de Março, o jogador argentino finalmente se integrou ao elenco santista, após atuar 1 ano emprestado no Estudiantes, da Argentina.

Atuando no país vizinho, Patito entrou em campo 27 vezes, marcou 2 gols e deu 3 assistências.

No Estudiantes, aparentemente, o jovem argentino de 24 anos aprendeu com técnico Mauricio Pellegrino a não ser tão "fominha" - treinador que, hoje com 42 anos, já trabalhou como assistente no Liverpool, na Inter de Milão e treinou o Valencia.

No vídeo abaixo, podemos ver uma atuação primorosa de Patito contra o River Plate, pelo Campeonato Argentino em 2013, em que o atleta deu uma assistência no primeiro gol e iniciou a jogada do segundo gol:



Com Patito alternando partidas entre titular e reserva, o Estudiantes terminou a primeira fase do Campeonato Argentino de 2014 em 4º lugar.

Nos 2 vídeos abaixo, podemos ver os dois belos gols marcados pelo argentino durante sua estada em seu país natal:




Taticamente: onde atuará Patito no Santos

Voltando ao Santos, Patito, que atuava no Estudiantes como meia esquerda, posição semelhante à antes ocupada por Geuvânio (e Neymar) no Santos, a oeste do esquema 4-2-3-1, montado por Oswaldo de Oliveira.

No entanto, devemos lembrar que, nos tempos em que Neymar atuava por aqui, Pato sempre entrava na meia-esquerda, posição onde atualmente atua Thiago Ribeiro.

Portanto, concluímos que o argentino, no atual esquema de Oswaldo de Oliveira (o moderno 4-2-3-1), atuaria na meia esquerda (mais provável) ou direita, substituindo Geuvânio ou Thiago Ribeiro.

Acredito que não será titular em um primeiro momento, mas poderá ganhar a posição hoje ocupada por Geuvânio.

Afinal, também não se sabe ainda se Gabigol será novamente recuado para a meia esquerda (onde não rende nada), para a entrada de Leandro Damião como único centroavante, ou ainda se Oswaldo de Oliveira mudará o esquema tático para possibilitar a presença de dois centroavantes no time titular (Gabriel e Damião).

Com tantas possibilidades, o melhor é esperar a definição de Oswaldo para o jogo treino de hoje, as 15h, contra o Red Bull, em dois tempos de 50 minutos.

E, claro, pela estreia no Campeonato Brasileiro.

Que a volta de Patito se transforme na solução caseira do Santos na busca por atacantes!

Pato Rodríguez, desejamos a você boa sorte em seu retorno!

Honre essa camisa rapaz.