Santos: a melhor zaga do Campeonato Brasileiro

Santos melhor defesa do Campeonato Brasileiro

Vocês acreditariam se eu dissesse que o Santos tem a melhor defesa do Campeonato Brasileiro?

Nem eu!

Mas, inacreditavelmente, é verdade.

Na ausência de Edu Dracena e Gustavo Henrique, o trio David Braz, Jubal e Neto deu conta do recado (com David Braz sempre titular e os outros dois revezando a segunda vaga).

Em 9 jogos disputados, o alvinegro da Vila levou apenas 5 gols!

Ostentando uma incrível média de quase 0,5 gol sofrido por jogo.

Obviamente não se trata apenas de quem são os homens do miolo de zaga, mas também os bons laterais Cicinho e Eugenio Mena, que auxiliam bastante na marcação, e principalmente por conta do esquema tático montado por Oswaldo de Oliveira (4-2-3-1), pelo qual os jogadores do meio e do ataque recuam sem a bola para marcar.

A segura dupla de volantes formada por Arouca e Alan Santos (ou Alison ou Renato) também ajudou, e muito, na formação dessa estatística.

O trabalho defensivo do tão criticado Thiago Ribeiro também pode ser reconhecido neste fato, bem como a antiga contribuição de Cícero no setor de marcação.

Melhor defesa do campeonato brasileiro, ao lado de Grêmio e Corinthians, o Santos ainda logo contará com os reforços dos lesionados Edu Dracena e Gustavo Henrique, titulares absolutos da zaga alvinegra.

O primeiro retorna ao time titular após a Copa do Mundo, enquanto o segundo só deve voltar em setembro.

Até lá, a improvável dupla Edu Dracena e David Braz deve segurar as pontas (apesar de eu ainda não conseguir confiar no ex-flamenguista).

Um reforço para a zaga ainda seria bem vindo, mas Manoel já fechou com o Cruzeiro, Fernando Tobio com o Palmeiras e Dória parece cada vez mais distante.

Enquanto isso, David Braz e companhia seguram as pontas lá atrás.

Haja coração!

PS: o leitor do blog Luiz Barbosa me alertou de que, nessas 9 partidas, o Santos enfrentou muitos times de qualidade fraca ou duvidosa, motivo que pode explicar o bom desempenho da zaga. Foram adversário do Peixe até agora: Criciúma, Sport, Figueirense, Bahia, Goiás, Coritiba, Flamengo, Grêmio e Atlético Mineiro). É, meus caros, havia alguma coisa bastante errada com o título deste post, agora esclarecido.