Londrina Esporte Clube: analisando o adversário

Londrina Esporte Clube

Afinal, quem é este clube paranaense chamado Londrina, adversário do Peixe amanhã pela Copa do Brasil?

De quase falido em 2009 (sem técnico, sem jogadores e sem lugar para treinar), o clube sagrou-se campeão paranaense em 2014 e acredita que pode surpreender o Peixe.

Abarrotado de dívidas trabalhistas no passado, o clube sofre intervenção judicial e, após muito negociar, acabou entregue à SM Sports, empresa que adquiriu o direito de administrar o clube por 10 anos, permanecendo com 80% das receitas e firmando o compromisso de oferecer estrutura de um moderno centro de treinamento recém-inaugurado na cidade do interior do Paraná.

Segundo o diretor de futebol londrinense, Alex Brasil, em entrevista ao portal Lance!Net, o segredo está na gestão.

"Nosso CT tem três campos oficiais, outros dois menores, psicina, academia, alojamento para todos jogadores do time sub-20 e para a concentração dos profissionais, entre outras acomodações e aparelhos que muitos times da Série A não tem".

Outro segredo do Londrina é a manutenção de seu técnico a longo prazo, coisa que raramente ocorre no Brasil.

O treinador Claudio Tencati, a título de exemplo, está no comando do Londrina há 3 anos, o dobro do tempo de Marcelo Oliveira no Cruzeiro, sendo o técnico com maior duração no cargo comparado à série A do Brasileiro.

Sobre isso, alucida Sérgio Malucelli, presidente do Londrina:


"Mesmo em 2012, quando o time não foi bem, decidimos manter o Tencati, apesar da pressão. Os resultados estão aí! Trabalhei com Mano Menezes, Caio Júnior, Gilson Kleina e falo sem dúvidas: ele é o melhor de todos".

A respeito do futebol em si, Malucelli resume bem o que pensa:

Londrina Esporte Clube"Futebol é negócio, mas paixão acima de tudo".

Após manter grande parte do elenco campeão paranaense, o grande objetivo do Londrina nesta temporada é subir para a série C, a fim de obter mais visibilidade e, consequentemente, vender atletas por valores mais altos, fugindo de vez da série D, torneio que costuma dar prejuízo a quem o disputa (o clube atualmente lidera o grupo 8 da série D).

Como visa o lucro, o Londrina prioriza as categorias da base e a contratação de jogadores mais experientes para o time profissional, para ajudar no amadurecimento dos jovens e possibilitar que o clube sonhe com títulos.

O zeloso presidente, Sérgio Malucelli, possui uma casa dentro do CT do Londrina, e gosta de fiscalizar tudo de perto.

Talvez seja esta uma das razões porque o Londrina fechou no lucro nos últimos anos.

Oswaldo de Oliveira arrisca bastante ao enviar os meninos para jogar contra o Londrina.

Mas a escolha é dele, e vencendo ou perdendo terá que vivenciar suas consequências.

Que a sorte esteja do lado dos nossos meninos neste difícil confronto contra o campeão paranaense...

Londrina Esporte Clube