Aquecimento: Cruzeiro x Santos

Santos x Cruzeiro - análise tática

O jogo. Será hoje, as 16h, no Mineirão, com transmissão na TV aberta para São Paulo, Minas Gerais (menos BH), Rio Grande do Sul (menos Porto Alegre), Paraná (menos Curitiba), Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia, Pernambuco e Ceará.

Time titular. Aranha, Edu Dracena, Bruno Uvini, Eugenio Mena, Cicinho, Alan Santos, Arouca, Lucas Lima, Thiago Ribeiro, Robinho e Leandro Damião.

Reservas. Vladimir, Naílson, Zé Carlos, Victor Ferraz, Leandrinho, Serginho, Rildo, Geuvânio e Stéfano Yuri.

Desfalques. Neto, Renato, Gustavo Henrique, Jubal e Diego Cardoso (machucados); Alison e David Braz (suspensos).

Análise tática. Oswaldo de Oliveira prosseguirá utilizando o esquema 4-2-3-1, com os defensores jogando em linha, laterais mais marcadores, um volante marcador e outro móvel, três meias - um pelo centro, outro pela esquerda e outro pela direita - e um centroavante que trocam constantemente de posição, para confundir a marcação.

Com isso, o Santos deverá entrar em campo hoje com:


Santos x Cruzeiro - análise tática

Tabela do Brasileiro. O Santos hoje ocupa a 9ª posição, com 20 pontos, a 11 do atual líder Internacional.

Se vencer, o Peixe poderá saltar, no máximo, para o 5º lugar, tomando o lugar do São Paulo, com 23 pontos.

Se empatar ou perder, terminará a rodada entre a 8ª e a 10ª posição, no máximo.

O Santos tem hoje a 2ª melhor defesa do Campeonato Brasileiro, tendo levado apenas 8 gols em 14 jogos, uma média de quase 1 gol sofrido a cada 2 jogos, além de ser o time que mais desarma na competição, com média de 32 desarmes por partida.

No ataque, no entanto, as coisas não vão tão bem, com apenas 15 gols em 14 jogos, um dos piores ataques da competição (muito longe do Cruzeiro, o melhor ataque, com 29 gols).

Jogando fora de casa, o Santos soma 2 vitórias contra times pequenos (Figueirense e Bahia), 2 empates contra times medianos (Goiás e Coritiba) e 2 derrotas contra times grandes (Fluminense e Internacional).

O Cruzeiro, dono do melhor ataque da competição e da 6ª melhor defesa, tem 5 vitórias como mandante e apenas 1 empate...

O árbitro. 
Infos de arbitragem Rodada #15 - Leandro Pedro Vuaden (Foto: Editoria de Arte)

Vai brilhar. Robinho. Destaque do time nos últimos jogos, Robinho deve brilhar mais uma vez.

Pode surpreender. Edu Dracena jogará mais uma vez contra seu ex-clube. Contra um poderoso ataque, o zagueiro santista pode surpreender.

Estão devendo. Leandro Damião e Thiago Ribeiro. O futebol de ambos não têm justificado ultimamente o alto dinheiro neles investido (R$ 42 milhões e R$ 10 milhões, respectivamente).

Olho nele! Ricardo Goulart é o grande destaque do Cruzeiro. Destaque do Goiás, foi contratado em 2012 pelo time celeste pela mixaria de 2 milhões de euros. Eis um clube que sabe como contratar bem e barato. Olho nele!

Palavra do treinador. "O trabalho da gestão do Cruzeiro, do Marcelo Oliveira e dos jogadores é belíssimo. Eu tenho acompanhado não só porque é adversário, mas porque é bom ver o Cruzeiro jogar. Lastimo que não tenhamos uma semana para nos prepararmos nem o tempo suficiente para recuperação, mas temos um estímulo grande. Vamos tentar fazer um grande jogo contra o melhor time do Brasil nos últimos dois anos".

Dúvida pertinente. Vencerá o Santos o melhor time do Brasil?

Palpite. Tendo o Santos perdido para os 2 clubes grandes que enfrentou fora de casa, e o Cruzeiro vencido 5 de seus 6 jogos em casa, infelizmente meu palpite para hoje é a derrota do Peixe.

Comente!