14 promessas do presidente Modesto Roma Júnior

Modesto Roma Júnior presidente do Santos FC


O candidato Modesto Roma Júnior foi eleito o novo presidente do Santos Futebol Clube pelos próximos 3 anos.

Durante a campanha eleitoral, Modesto fez algumas promessas, as quais serão aqui expostas e regularmente cobradas com o passar do tempo.

Dentre elas, destaco aqui no blog algumas realizadas para os portais Globoesporte e Lance!Net, quando o candidato prestou esclarecimentos em entrevista para os portais:

1) Promete dedicação exclusiva ao clube ("De 2010 para cá tenho me dedicado a meus prazeres. A minha vida de trabalho profissional terminou, agora posso trabalhar sem ser profissionalmente.")

2) Promete renegociar a dívida do Santos ("Nosso plano de gestão tem cinco grande eixos. O primeiro é o da renegociação da dívida, nós temos que pagá-la. Faremos isso com uma empresa especialista em gerir crise e renegociar dívidas. Essa empresa equacionaria o problema do clube.")

3) Promete tentar extinguir o atual Comitê de Gestão, e transformá-lo em um "Conselho de Administração" ("O Comitê de Gestão da forma que está é um erro, deveria ser um conselho de administração")

4) Promete gastar somente de acordo com as receitas do clube ("Há um limite para gastar. Tem que ser de acordo com as receitas, nunca acima, sempre dentro do orçamento do clube.)

5) Promete nunca emprestar dinheiro ao clube, endividando-o ("Não acho essa prática saudável. Não é correto gastar mais do que se arrecada, não acho saudável endividar o clube" - referindo-se à prática do ex-presidente Marcelo Teixeira emprestar dinheiro ao clube, a qual nosso atual presidente nega).

6) Promete buscar receitas no marketing ("Tem que fazer receitas. O marketing do Santos tem que gerar receita, como patrocínios, todas essas coisas.")

7) Promete a criação da "Sanfest", segundo ele uma "semana de eventos em Santos para trazer o torcedor para dentro do clube, para dentro da vida do Santos. Nessa semana teremos eventos, jogos, palestras, visitações a todo o equipamento do Santos".

8) Promete a criação de um parque temático do Santos Futebol Clube ("Outra ideia é fazer o parque temático do Santos. O parque temático é um local onde as pessoas passam a viver o Santos, como você vive o Beto Carrero World ou a DIsneylandia. Não nessa dimensão, é claro, mas na dimensão do clube").

9) Promete discutir com a Rede Globo para evitar a "espanholização" do futebol brasileiro ("Vou discutir com a Globo, sim, até porque eu acho que o modelo atual vai fazer com o futebol brasileiro o mesmo que aconteceu na Espanha, pois se privilegia só dois clubes. O que vai acontecer? Vai polarizar as disputas entre quem recebe mais.")

10) Promete tentar acertar 100% nas contratações ("O Santos não tem dinheiro para errar, temos que acertar 100% nas contratações).

11) Promete a observação minuciosa dos jogadores antes de contratá-los ("Olhar. Não adianta scout, não adianta vídeo, tem que ver jogador. Você tem que ver o atleta, ter pessoas competentes para olhar").

12) Promete renegociar o contrato de fornecimento de material esportivo, com a Nike, ao término do contrato (Tem que ser renegociado após o término. Acho difícil manter esse modelo, pois hoje vemos que a fabricante (Nike) tem um interesse limitado e os concorrentes da distribuidora (Netshoes) não têm interesse em adquirir as peças do Santos. É uma "fartura", farta material em todo canto").

13) Promete planejar jogos dentro e fora da Vila Belmiro com bastante antecedência ("Não dá para, em uma semana, mudar o local de um jogo. O Santos precisa jogar em função de renda, de objetivos, mas isso é definido pelo marketing. É planejamento, não é para mudar em cima da hora. Quando sai a tabela, temos de planejar. Não podemos querer fazer as coisas de afogadilho. Temos de jogar onde dará mais renda. Se há algum evento naquela região, se é um momento especial. Tudo passa por um planejamento sério, e as coisas não podem ser feitas por acaso. E esse é o principal trabalho do marketing. Planejar o jogo, o dia, o evento.")

14) Promete promover as categorias de base do clube ("A ideia é trabalhar com jovens e com o time que está ai. Promovermos a base. O jovem sempre foi campeão pelo Santos. Foi assim em todas as gerações.")

As entrevistas nas quais o candidato profere tais promessas podem ser acessadas nos sites do Globoesporte e do Lance!Net.

Durante sua gestão, Modesto Roma, de 62 anos de idade, contará com o apoio do ex-presidente Marcelo Teixeira, o qual poderá integrar o Comitê de Gestão Santista de 2015, e do ex-jogador Léo.

Cobraremos as promessas!